sábado, 28 de agosto de 2010

Justiça suspende pesquisa eleitoral por falta de transparência

O juiz federal Osmani dos Santos deferiu liminar impugnando o registro de pesquisa eleitoral do Ibope sobre as intenções de votos ao governo do Pará, nesta sexta-feira, dia 27. A decisão impede a divulgação da pesquisa, encomendada pela “TV Liberal”, porque a forma como a consulta seria feita, segundo o próprio registro, comprometeria a transparência e a veracidade dos resultados da pesquisa, conforme estabelece a Lei 9.504, que rege as eleições.

A liminar foi pedida pela Frente Popular Acelera Pará. A principal falha da pesquisa se refere à não apresentação da amostra espacial do levantamento. O Pará tem 143 cidades, a maioria delas em condições geográficas muito específicas e de difícil acesso. Além disso, a própria proporcionalidade de quantidade de eleitores e número de entrevistados estaria comprometida.

O advogado da Frente Popular Acelera Pará, João Batista dos Anjos, apontou várias falhas no registro da pesquisa no pedido de liminar. Três exigências da lei eleitoral foram desrespeitadas: o instituto responsável não informou à Justiça os municípios em que foi realizada a coleta de dados, não apresentou cópia do questionário aplicado aos entrevistados e, ainda, não informou com clareza o período em que a pesquisa foi feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário