quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dilma já está na FORBES

A “Forbes” divulga nesta quinta-feira a lista das 68 pessoas mais poderosas do mundo. Para os brasileiros, a principal novidade é a saída do presidente Lula e a entrada de sua sucessora. No ranking da publicação, Dilma Rousseff é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo.

Entre as mulheres incluídas na lista, Dilma é a terceira, atrás de Angela Merkel (6ª), chanceler da Alemanha, e Sonia Ghandi (9ª), presidente do Congresso Nacional da Índia. A presidente eleita do Brasil supera, assim, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, 20ª colocada no ranking. Dilma também supera outros líderes mundiais importantes, como o presidente da França, Nicolas Sarkozy (19º).

Sobre Dilma, a revista ressalta que é a primeira mulher a ocupar a Presidência do Brasil e “a vitória dela não foi tão avalassadora quanto se esperava no primeiro turno, mas no dia 31 de outubro ela bateu seu oponente com 56% dos votos”. Aponta ainda que “como nova presidente eleita do Brasil, Rousseff comandará a maior economia da América Latina e a despensa do mundo: principal exportador de açúcar, suco de laranja, café, carne e frango.”

A lista traz outras surpresas, que refletem o momento atual das relações internacionais. O presidente chinês, Hu Jintao lidera o ranking, seguido do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2º lugar.

Além dos chefes de Estado, o ranking ainda colocou o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden como a 57ª pessoa mais poderosa do mundo. Osama é seguido pelo magnata industrial brasileiro, Eike Batista, que está na 58ª posição. No fim da lista está o fundador do site Wikileaks, Julian Assange, que se destacou neste ano pela divulgação de dados secretos da Guerra do Iraque.

fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário